Conhecer os diferentes tipos de métricas de marketing permite que você traga mais inteligência para o seu processo de decisão. Por meio desse cuidado, suas campanhas podem ser ajustadas em tempo real, e você consegue corrigir os problemas que surgem pelo caminho.
Utilizar algumas ferramentas na intenção de acompanhar o desempenho de suas estratégias é essencial ao objetivo de contar com mais inteligência ao negócio. Por isso, ter diversos tipos de métricas de marketing pode trazer excelentes resultados ao ajustar as campanhas e os projetos em andamento.
Esses indicadores trazem mais objetividade e uma medida de comparação para as atividades desenvolvidas por sua equipe de marketing. Desse modo, eles servem para mensurar a eficiência da sua comunicação com o público.
O que são métricas de marketing?
As métricas do marketing são indicadores que os profissionais dessa área utilizam para monitorar, medir e estabelecer o desempenho de suas campanhas. Tais valores podem dizer com que eficácia as estratégias adotadas estão levando o público a realizar ações que geram valor ao negócio.
Entretanto, é importante saber como avaliar o contexto e utilizar essas informações de maneira alinhada com a realidade. Do contrário, elas podem apresentar apenas uma imagem parcial das situações enfrentadas ao longo dos projetos.
Qual é a importância das métricas de marketing?
Essas medidas são extremamente importantes para que as marcas possam determinar quais foram suas campanhas bem-sucedidas e quais os insights que podem ser úteis aos projetos futuros. Isso significa que as métricas ajudam a entender como os projetos atuais estão direcionando o público ao objetivo do seu negócio, e quais estratégias são mais eficientes.
Isso traz mais clareza para o planejamento estratégico e permite verificar se os recursos destinados ao projeto foram aplicados de maneira otimizada. Essas análises também funcionam para desenvolver um sistema de alerta antecipado, no caso de campanhas que não estão funcionando conforme o esperado e demandam algum ajuste em tempo real.
Quais seus benefícios?
As métricas são importantes em diversos setores de uma empresa, mas são especialmente úteis para o marketing, pois fornecem informações em tempo real que podem ser usadas na melhoria das ações adotadas pela equipe. Entre seus benefícios, podemos destacar:
- produzir dados que apoiam a tomada de decisão;
- identificar quais canais oferecem o maior ROI para o projeto;
- justificar os gastos de marketing e as alocações do orçamento determinado para a campanha;
- melhorar os resultados em todos os níveis;
- aprimorar as estratégias de como maximizar as conversões de leads.
Quais são os tipos de métricas de marketing para medir seu sucesso?
Conhecer as principais métricas de marketing é um passo importante na intenção de direcionar o seu negócio ao sucesso. Por meio delas, você consegue entender o que está dando certo e o que é possível alterar nas estratégias adotadas.
- Taxa de Retorno sobre Investimento — ROI
- Custo por Lead — CPL
- Custo de Aquisição de Cliente — CAC
- Total de tráfego
- Total de conversões
- Net Promoter Score — NPS
- LifeTime Value — LTV
Como utilizá-las?
Antes de estabelecer quais métricas você precisa acompanhar, é importante observar alguns pontos que definem a ordem de prioridade desse tipo de avaliação. Veja, a seguir, qual a maneira correta de utilizá-las em seus projetos.
- Identifique os objetivos
- Mantenha o foco
- Transforme dados em informações
Viu como é importante conhecer os principais tipos de métricas de marketing? Ao contar com esse tipo de recurso, você garante que está no caminho correto em suas campanhas e consegue valorizar o orçamento estipulado para elas. Desse modo, há mais controle sobre cada etapa e segurança quanto ao alcance dos objetivos estabelecidos.