Conheça o mercado
Conhecer o mercado, o público, melhorar a experiência e colocar o cliente no centro das decisões. Estes são alguns dos desafios das empresas para esse ano de 2023.
As mudanças do mundo são marcadas por tendências e comportamentos. O mesmo acontece com as formas de consumo e a maneira de pensar dos clientes que também são demarcados por transformações e desafios da contemporaneidade.
A pandemia foi o maior propulsor global de mudanças dos últimos tempos, muitas delas radicais, fazendo com que houvesse mudanças profundas em diversos hábitos de forma praticamente unânime, pois todos foram atingidos pelo mesmo fator.
Houve uma ressignificação de diversos hábitos e campos da vida, como lares, prioridades, trabalho e até relacionamentos, ou seja, tanto com as coisas quanto com as pessoas. Por isso, o consumidor do futuro tem uma nova cara, novos anseios e novas vontades.
O poder da tecnologia nos hábitos de consumo
Se alguma vez houve dúvidas em relação ao poder da tecnologia nos hábitos de consumo ou até mesmo no dia a dia, provavelmente elas se esvaeceram nos últimos tempos, uma vez que ela tem sido uma grande aliada, principalmente do comércio e do cliente.
Outra tendência que veio para ficar é o 5G, isso porque a conectividade se tornou essencial para os novos tempos em que as videoconferências deixaram de ser exceção e viraram rotinas na vida de muitas pessoas.
Outros fatores que influenciam o consumidor do futuro
Além da tecnologia, outras pautas também entram em questão quando se trata do consumidor do futuro. Afinal, ele não está apenas mais conectado, mas também possui novos desejos de consumo.
Além da ansiedade, há um forte movimento de dessincroniza social. Pois, ao mesmo tempo que a tecnologia trouxe comodidades e permitiu que os indivíduos fossem mais produtivos, causou também uma “bagunça” social, em que as pessoas continuaram a fazer as mesmas coisas, mas não na mesma hora que as outras. Ou seja, outras formas de trabalho entraram em pauta, e o costumeiro “das nove às seis” passou a deixar de ser um padrão.
Com todas essas mudanças, uma outra característica da atualidade é a resiliência. Isso porque as pessoas estão cada vez mais acostumadas com mudanças constantes, fazendo com que elas se adaptem muito mais facilmente às adversidades.
Para planejar os passos de um negócio, é preciso olhar para o futuro e compreender as tendências, os novos hábitos de consumo e o estilo de vida das pessoas. Esse conhecimento irá guiar os passos para que seu negócio perpetue com saúde no futuro, direcionando mais empresas e comércios voltados para resultados mais assertivos com o consumidor no centro dos processos.