WHATSAPP BUSINESS: COMO USA-LO PARA O SEU NEGÓCIO

Quem diria que aquele aplicativo famoso, muito usado (principalmente no Brasil), seria uma ferramenta tão poderosa para uso comercial. Atualmente muitas empresas usam o WhatsApp ou “Zap Zap” -como alguns apelidaram o aplicativo- para ter uma proximidade maior com seus clientes, o que acaba sendo bem inteligente, justamente por essa familiaridade que o mesmo conquistou entre os brasileiros.

Mas você conhece os melhores recursos do WhatsApp Business e sabe usa-los? Vamos falar sobre isso!

Como ter sua conta comercial no WhatsApp

Para isso primeiro você precisará instalar o aplicativo WhatsApp Business, onde então você criará sua conta comercial. 

Ao abrir o app ele irá disponibilizar a opção de transferir o histórico de conversas e arquivos de mídia da sua conta pessoal (caso você já tenha uma) para a conta comercial, ou de criar uma nova conta com um novo número. (Cuidado pois, caso transfira da sua conta pessoal, ela se tornará uma conta comercial, e não duas versões da mesma)

Criando seu perfil comercial

Criando perfil comercial no WhatsApp Business

Digite o nome da sua empresa, especifique a categoria em que ela se encaixa, assim como é instruído de forma intuitiva no aplicativo

 Funcionalidades do WhatsApp Business:

  • Informações importantes da empresa

WhatsApp Business

Por ser um perfil comercial, você pode fornecer as informações necessárias para os seus clientes como: horário de atendimento, endereço da empresa, site, e-mail para contato e segmento comercial

  • Catálogo para exibir produtos e serviços

catálogo whatsapp business

Uma funcionalidade muito útil que permite que você cadastre seus produtos dentro da sua conta comercial, podendo inserir imagem, preço, descrição do produto, link para a compra do mesmo e quaisquer informações que você preferir. 

  • Opção de mensagem de ausência e saudação

Caso receba mensagens fora do horário de atendimento, você poderá usar essa funcionalidade para deixar uma mensagem automática informando que no momento não poderá responder, mas que assim que possível irá retornar, assim, não deixará seu cliente na mão. E, mensagens de saudação para dar boas-vindas a um cliente novo e agradecer pelo contato.

  • Respostas rápidas

resposta rápida whatsapp business

Como o nome já diz, elas servem para simplificar e agilizar a conversa com o cliente, assim sendo, em vez de responder a mesma pergunta manualmente várias vezes, com poucos toques no celular você consegue enviar uma mensagem com tudo que precisa ser respondido.

  • Segmentar contatos

etiquetas whatsapp business

Usando essa ferramenta é possível organizar as conversas com seus contatos usando etiquetas coloridas, você pode tanto usar as etiquetas que o WhatsApp já traz: “Novo cliente (azul), Novo pedido (amarelo), Pago (lilás),” etc… Como também criar etiquetas personalizadas de acordo com sua rede de contatos e clientes.

  • Link curto (Envie convites para conversas via link ou código QR)

link curto whatsapp business

Link muito usado em anúncios, que traz o cliente para uma conversa com você, muitas vezes com uma mensagem já pronta para ser enviada, assim tudo fica muito mais rápido e fácil para clientes em potencial.

  • Estatísticas

O aplicativo também permite visualizar dados das mensagens com clientes, podendo analisar quantas mensagens foram enviadas, entregues, lidas e recebidas, assim, você pode avaliar se algo precisa ser mudado em sua estratégia de marketing sendo feita pelo WhatsApp Business.

Como usar o aplicativo de forma que traga resultados? Algumas dicas:

  • Responda de forma autêntica e real: apesar de, como dito antes, o WhatsApp ter grande familiaridade entre os brasileiros, não basta só criar uma conta e deixar tudo automatizado, as ferramentas podem com certeza ajudar muito, mas, mesmo com a ajuda delas, é importante que você dê a impressão de familiaridade e crie um vínculo com seus clientes também.
  • Responda com agilidade: Quando estiver no seu horário de atendimento fique conectado e atento para mensagens e clientes novos. Não deixe clientes em potencial esperando, eles podem mudar de ideia.
  • Use o “status” para postar notícias e novidades.
  • Tenha um catálogo e deixe as informações dos produtos atualizadas e detalhadas, mesmo que você não ofereça produtos e sim serviços, isso facilita para o cliente fechar um negócio com você. É possível anexar seus produtos ou serviços na conversa com o cliente caso ele pergunte sobre.
  • Mantenha seu horário de atendimento configurado e use a resposta de ausência, é importante o cliente saber quando pode entrar em contato com você.
  • Acima de tudo seja organizado com as ferramentas que o aplicativo disponibiliza, elas podem ser muito úteis, se usadas corretamente.

 Agora que conheceu as funcionalidades do WhatsApp Business, o que acha de contar para nós o quão efetivo acha que esse aplicativo realmente é? Ou melhor, precisa de uma ação de vendas, marketing digital efetivo para sua empresa? Clique aqui e converse com a gente. Nós podemos te ajudar.

 

Deixe uma resposta