O que é o Registro de Marca?

O Registro de Marca é a principal forma de proteger a sua empresa. Ou seja, é um título que garante a segurança da sua marca. Pois, ela sofre o risco de plágio, porém ao ter a sua marca/logo registrada você vai ter o direito de processar o copiador ou pessoa que começou a usar o mesmo nome. Além disso, é possível que alguém registre o nome da marca antes e você acabe sendo o plagiador.

 

Se você faz a sua logo e identidade visual em uma agência, provavelmente vai ser avisado sobre os perigos e vão te ajudar com todos os processos desde  a criação de nome até logo, já pensando no registro de marca, para que não corra o risco de perder dinheiro no processo. Afinal, se for processado por usar o nome de outra pessoa todo dinheiro usado em marketing e divulgação será desperdiçado e ninguém quer isso.

registro de marca

Como criar uma marca distinta

 

O nome tem que ter paixão e representatividade, ou seja, você tem que se apaixonar pelo nome. Só assim as outras pessoas serão capazes de amar a sua marca.

Primeiramente, faça uma lista reunindo ideias de nomes, não se contenha. Essa lista não precisa ter um limite, faça até ter uma quantidade que esteja satisfeito, porém não dê sugestões aleatórias. Tem que estar relacionado com aquilo que você faz, pois esse nome representará a sua empresa ou negócio.

Depois reduza essa lista, diga as ideias em voz alta para saber como elas soam, e aos poucos vai riscando os nomes até achar uma que seja ideal para a sua marca.

Apenas após a escolha é que vamos atrás do Registro de Marca, para saber se aquele nome já está sendo utilizado ou não. Se estiver sendo usado, escolha outro nome que você ame tanto quanto.

 

Descubra se o nome já existe

 

O próprio Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) que é responsável pelo processo de registro oferece uma ferramenta de busca. Para que seja possível descobrir se o nome está sendo usado ou se já foi registrado. Mas esse instrumento não é 100% correto, existe a chance do nome não aparecer no resultado da pesquisa mas que apareça durante o processo. Porém, de qualquer forma esse é um passo extremamente importante.

Recomendamos que procure uma agência de publicidade ou uma empresa de marcas e patentes credenciada para te ajudar a ter um resultado mais apurado.

 

O processo

 

Resumidamente, ocorre em 3 fases:

 

1 – PEDIDO DE REGISTRO

Nesta fase, sua marca passa por uma análise das formalidades requisitadas. A comissão vai avaliar se o pedido está com as etiquetas e os requerimentos preenchidos e se o pagamento foi realizado.

 

2 – DEFERIMENTO

Se não houver oposição, o INPI toma e divulga a decisão, deferindo ou indeferindo o pedido de registro.

 

É aqui que você deve pagar a contribuição relativa ao primeiro decênio (período de dez anos) de proteção da marca. É um investimento, mas necessário. Sem pagar essa taxa, seu pedido é arquivado.

 

3 – CONCESSÃO DO CERTIFICADO DO REGISTRO

O certificado de registro fica à disposição do titular na representação do INPI (ou aos cuidados de procurador). Assim que a decisão do INPI for publicada, começa o marco inicial da vigência do registro (dez anos).

 

Assim parece fácil, mas o processo todo pode levar até 3 anos, portanto quanto antes for atrás disso melhor. E o INPI cobra taxas para a realização da ação, mas não pense nisso como um gasto e sim como um investimento, pois dessa forma você estará protegendo você e a sua empresa.

Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem registrar a marca, contanto que esteja realizando uma atividade legalizada e efetiva.

Assim que sair o registro, sua marca estará resguardada em todo o território nacional e  também ser registrada em 137 países. De acordo com a Convenção da União de Paris de 1883 (CUP).

Seu produto, serviço ou modelo de negócios inovador estará, então, assegurado legalmente e você poderá usufruir dos benefícios gerados. Registro de marca

Nós da Agência LMCO te auxiliamos durante todos os momentos, desde criação de nome até o Registro de Marca.

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